domingo, 21 de junho de 2009

Dicas para concentração

A distração é algo que faz parte do ser humano. As pessoas que conseguem se concentrar e manter o pensamento no foco certo são aquelas que mesmo involuntariamente dominam algumas técnicas.

São vários os estímulos que roubam a atenção e, segundo especialistas, para dificultar ainda mais, o cérebro nem sempre está ao nosso favor, uma vez que não é possível controlá-lo totalmente. Para manter a atenção, principalmente quando é necessário contar com ela, existem várias técnicas.

Existem pessoas que conseguem estudar ou trabalhar ouvindo músicas com fones de ouvido ou mantendo um ruído contínuo no ambiente. De acordo com especialistas, isso pode ter bom êxito em algumas circunstâncias, mas não soluciona o problema se a distração for algo contínuo. Esses afirmam que quando a distração é constante, a solução está na organização. Por exemplo, ao invés de confiar na memória, relate no papel uma lista com as tarefas, começando pelas mais importantes.

Veja outras dicas que poderão ser úteis também:

  • Dê prioridade ao que é mais importante. A relação de tarefas o ajuda a realizar primeiro o que é mais interessante;

  • Organize-se, fixando metas, datas ou horários;

  • Mantenha o foco, quanto mais atenção você dispensar ao que estiver fazendo, maior a hance de ficar concentrado por longos períodos na mesma tarefa;

  • Insista mesmo se a mente fugir algumas vezes, pois apesar dos ruídos e imagens roubar a atenção, isso leva um tempo maior quando há persistência;

  • Descanse. Se perder a concentração, pare, respire e tente esvaziar a mente por alguns minutos antes de reiniciar;
    Relaxe em alguns momentos do dia, realizando o hobby de sua preferência

Fonte: www.mundoeducacao.com.br Prof. Gilvander Dias Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário