quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Violência nas Escolas quem são os culpados???

 O Jornal Hoje desta quarta falou sobre educação... ou a falta dela. O que leva uma adolescente a agredir outra com uma lâmina de apontador?
O que gera tanta violência? Qual é a parcela de culpa dos pais? E da escola? Como estamos educando e que exemplos estamos dando para nossos filhos?
Elas rolam no chão. Dão socos. Dentro e em frente à escola onde estudam na cidade de Biritiba Mirim, interior de São Paulo. Nos últimos dez dias, outras cinco brigas assim foram registradas.
A garota conta que as meninas batem porque ela não usa roupas de grife ou porque ela é quieta durante as aulas, ao contrário das agressoras.
O pai de uma das vítimas diz que ela até mudou de comportamento, está mais quieta, mais assustada.
No Distrito Federal, o desentendimento entre duas colegas de turma também acabou na polícia. Elas já tinham sido advertidas pela direção porque brigaram, mas agora uma das garotas usou a lâmina do apontador de lápis como arma. A outra levou mais de 20 cortes no rosto e no corpo. “Ela ficou me arranhando, não tive nem como me defender”.
Rute Percilia Rocha, mãe da aluna agredida, diz que foi premeditado porque a arma foi fabricada e o ato não aconteceu dentro da escola, mas foi planejado lá.
Para a antropóloga Priscila Pinto Calaf não se trata de buscar culpados para tanta violência. “Esse jogo de culpas entre escola e família, na verdade, é nulo. Não leva a nenhum caminho frutífero, nenhum caminho construtivo. O importante é pensar que todos nós somos responsáveis”.
É o que está sendo feito em Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. Lá as escolas e famílias trabalham juntas. Os pais dos alunos que se envolvem em brigas têm que ajudar a encontrar uma solução. Quando não conseguem, a promotoria da infância aplica uma medida educativa, como lavar banheiros e arrumar a biblioteca. Com isso a violência nas escolas caiu em 75%.

Um comentário:

  1. Para mim todos têm a sua parcela de culpa por mínima que ela seja mais têm tantos os pais quanto os filhos.Para mim esse comportamento é anti-social e deveria ter punição conveniente para quem faz esse tipo de coisa.

    ResponderExcluir