Social Icons

twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedcontato

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Dia 13 de Dezembro: Dia do Cego , Dia do Marinheiro , Dia do Ótico, Dia do Perito


O Dia 13 dez - Nacional do Cego  

foi criado pelo então Presidente da República Jânio da Silva Quadros através do Decreto nº 51.405/61 - publicado no Diário Oficial da União em 26 de julho de 1961.

Esta data foi criada em decorrência da necessidade de incentivar o princípio de solidariedade humana, mundialmente estabelecido no princípio da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que preserva o Direito fundamental de igualdade e soledariedade entre todos dentro da mesma sociedade, sem discriminação e distinção a qualquer nível. A ser comemorado todo dia 13 de dezembro

Dia 13 de Dez:Dia do Marinheiro
 Os marinheiros do Brasil celebram, em dezembro, data que lhes é dedicada. No dia 13, todos os quartéis da Marinha, uma das três Forças Armadas que integram o poder militar do País, comemoram o Dia do Marinheiro. Exército e Aeronáutica, em ordem do dia assinada por seus respectivos comandantes e veiculada em produtos de mídia impressa dos seus centros de Comunicação Social, expressam a satisfação de compartilhar os desafios de defender a Pátria.
O patrono da Marinha Brasileira é o Almirante Tamandaré, pois provou seu heroísmo em batalhas e provou seu sentimento de humanismo. Foi Ministro do Supremo Tribunal Militar, do qual aposentou-se pouco antes de morrer com quase 90 anos. Seus restos mortais estão sob o monumento que foi erguido em sua homenagem na praia do Botafogo, no Rio de Janeiro. Joaquim Marques Lisboa – Marquês de Tamandaré, nasceu na Vila do Rio Grande, Rio Grande do Sul, em 13 de dezembro de 1807.
Ainda adolescente, alistou-se na Marinha Brasileira e mais tarde ingressou na Academia da Marinha. Participou de vários movimentos internos. Seu heroísmo foi provado não só em batalhas, mas também em época de paz, como quando salvou a nau portuguesa "Vasco da Gama", que afundava, e também a tripulação e os passageiros de um navio inglês que se incendiava.
A escolha de seu nome para Patrono da Marinha não podia ser melhor. Quando foi proclamada a República, Tamandaré continuou na ativa, pois considerava-se um servidor do Brasil e não de um regime (era monarquista). A data de seu nascimento é comemorada como o Dia do Marinheiro. 
DIA 13 DE DEZ - DIA DO PERÍTO
A Criminalística utiliza-se do conhecimento de profissionais com formação acadêmica em vários ramos da ciência, como também das suas próprias técnicas que estabelecem diversas metodologias para a execução dos exames periciais.
No início da estruturação da Criminalística, a formação de seus profissionais era genérica, no entanto, com o seu desenvolvimento e a complexidade dos crimes, aliados com a utilização do conhecimento tecnológico, os crimes passaram a ser executados com maior grau de sofisticação e, por conseqüência, exigindo dos peritos a especialização correspondente para fazer frente às necessidades de conhecimento que devem ser aplicados em cada caso.
Assim, surge no contexto pericial a especialização profissional, como forma de atender com maior eficácia a demanda existente. No entanto, para que esses especialistas atinjam seu grau de proficiência devem, primeiramente, conhecer genericamente de toda a técnica criminalística.
DIA 13 DE DEZ - DIA DO ÓPTICO
Portal Opticanet - Para Profissionais de Óptica Óptica no Brasil Ópticos ainda lutam por reconhecimento No dia 13 de dezembro foi comemorado o Dia do Óptico, profissional...
[21/12/2007 - 10:14]
No dia 13 de dezembro foi comemorado o Dia do Óptico, profissional responsável por orientar pessoas na solução de problemas relacionados à visão. Apesar da data especial, a categoria ainda luta por reconhecimento, já que nem todas as ópticas possuem esses profissionais especializados em seu quadro de funcionários.

Em Bauru, segundo Marco Aurélio Pinheiro Domingues, diretor do Sindicato das Ópticas (Sindióptica) de São Paulo, existem 70 estabelecimentos do ramo, mas nem todos dispõem de profissionais ópticos.

Na opinião do sindicalista, falta fiscalização da Vigilância Sanitária, que tem a responsabilidade de autorizar o funcionamento das lojas de acessórios ópticos, de acordo com as normas da legislação.   
                                  Um pequeno teste: 
                                                                               

 
                                                                                                                      Profº. Kleber Góes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Este blog possui atualmente:
Comentários em Posts!

Estamos no Face!

Visitantes Recentes

Comentários Recentes