quinta-feira, 24 de novembro de 2011

 


Os candidatos do Processo Seletivo 2012 da Universidade Federal do Pará (UFPA) já podem consultar os locais de prova. Já está disponível no site (www.ceps.ufpa.br) o link para imprimir o cartão de inscrição do candidato, documento que, junto com um documento oficial com foto, permite ao candidato realizar a prova do PS UFPA 2012.
Para conferir o documento, basta acessar a página de inscrição e acompanhamento no site do Centro de Processos Seletivos da UFPA.
No cartão estão informados os dados pessoais do candidato, número de inscrição, curso de opção, língua estrangeira de opção, horário e local de realização da prova e, se for o caso, a opção pelo sistema de cotas. No cartão também será informado se o candidato realizará prova na condição de sabatista (candidato que, por motivos religiosos, poderá fazer a prova entre 18h e 22h do sábado, 3 de dezembro).
Como acessar – Se o candidato precisar de 2ª via poderá imprimir no mesmo link. Todos os inscritos têm como usuário o número do CPF e, como senha, a data de nascimento. Se todas as informações estiverem corretas, o cartão de inscrição deverá ser impresso o quanto antes, para evitar congestionamentos no sistema online.
Se houver alguma inconsistência, o CEPS deve ser contatado de imediato pelos fones (91) 3201-7622 e (91) 3201-7266.
Local e horário - Segundo explica a diretora do CEPS/UFPA, professora Marilucia Oliveira, os candidatos devem conferir, no documento, o local e o horário da prova com especial atenção. “O candidato que comparecer a locais diferentes dos que constam no cartão não poderá realizar o certame”, destaca. Já o horário da prova é o de Belém, das 14h às 18h. Não haverá tolerância a atrasos. “Embora não seja dia útil, o sábado também tem trânsito relativamente intenso, por isso os locais de prova terão acesso liberado com até uma hora de antecedência.”
Sabatistas - Os candidatos que se declararam sabatistas e solicitaram ao CEPS a possibilidade de participarem do PS 2012 em horário diferenciado, das 18h às 22h, deverão estar presentes ao local de prova no mesmo horário que os demais candidatos. Os sabatistas permanecerão isolados nas salas de aula até o momento em que poderão iniciar a prova. A condição de sabatista estará especificada no cartão de inscrição e somente poderá realizar a prova neste horário quem tiver essa denominação no documento.
Cotistas - Outro dado que deve ser conferido no cartão é se o candidato está inscrito no Processo na condição de cotista ou não cotista. Se for cotista, ele deve conferir se a cota é por cor, escola pública ou para pessoas com deficiência, uma vez que precisará comprovar essa condição mediante a apresentação de documentos no ato de habilitação ao vínculo institucional quando da aprovação no Processo.
Demanda dos cursos
Nesta semana foi divulgada a demanda do PS 2012. De acordo com o Ceps, há, ao todo, 72.138 candidatos na disputa. Destes, 40.525 são cotistas e 31.374 são não cotistas. Há ainda 239 inscritos que concorrem às cotas para pessoas portadoras de deficiências. Medicina em Belém é o mais concorrido, com 49.01 candidatos por vaga (não cotistas). Os cartões de inscrição estarão disponíveis a partir do dia 24 de novembro.
CONFIRA A CONCORRÊNCIA DOS CURSOS
PS 2012 – Com 1.523 vagas a mais do que no ano passado, o Processo Seletivo da Universidade Federal do Pará (UFPA), em 2012, tem uma oferta total de 7.597 vagas distribuídas entre 180 cursos, sendo 4.072 criadas para a capital e 3.525 criadas para o interior do Estado.
O PS 2012 ocorre em duas fases. A primeira corresponde à prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A segunda fase, elaborada pela UFPA, está marcada para o dia 3 de dezembro, sábado, pela tarde, das 14h às 18h, horário local.
Com informações da Ascom UFPA
Jo@o Kleber

Nenhum comentário:

Postar um comentário