quarta-feira, 21 de março de 2012

Veja como ter mais Segurança na Internet.

Veja o conteúdo da Cartilha:

Parte I: Conceitos de Segurança
Esta parte da Cartilha apresenta conceitos de segurança de computadores, onde são abordados temas relacionados às senhas, engenharia social, malware, vulnerabilidade, ataques de negação de serviço, criptografia e certificados digitais. Os conceitos aqui apresentados são importantes para o entendimento de partes subseqüentes desta Cartilha.

Parte II: Riscos Envolvidos no Uso da Internet e Métodos de Prevenção
Esta parte da Cartilha aborda diversos riscos envolvidos no uso da Internet e seus métodos de prevenção. São discutidos os programas que possibilitam aumentar a segurança de um computador, como antivírus e firewalls, e apresentados riscos e medidas preventivas no uso de programas leitores de e-mails, browsers, programas de troca de mensagens, de distribuição de arquivos e recursos de compartilhamento de arquivos. Também é discutida a importância da realização de cópias de segurança.

Parte III: Privacidade
Esta parte da Cartilha discute questões relacionadas à privacidade do usuário ao utilizar a Internet. São abordados temas relacionados à privacidade dos e-mails, à privacidade no acesso e disponibilização de páginas Web, bem como alguns cuidados que o usuário deve ter com seus dados pessoais e ao armazenar dados em um disco rígido.

Parte IV: Fraudes na Internet
Esta parte da cartilha aborda questões relacionadas a fraudes na Internet. São apresentadas algumas maneiras de prevenção contra ataques de engenharia social, situações envolvendo fraudes comerciais e bancárias via Internet, bem como medidas preventivas que um usuário deve adotar ao acessar sites de comércio eletrônico ou Internet Banking. Também é apresentado o conceito de boato (hoax) e são discutidas algumas implicações de segurança e formas para se evitar sua distribuição.

Parte V: Redes de Banda Larga e Redes Sem Fio (Wireless)
Esta parte da Cartilha discute implicações de segurança peculiares aos serviços de banda larga e de redes sem fio (wireless). Também apresenta algumas recomendações para que usuários destes serviços possam utilizá-los de forma mais segura.

Parte VI: SPAM
Esta parte da Cartilha aborda o conceito de spam e os problemas que ele pode acarretar para usuários, provedores e empresas. Também são citadas técnicas de filtragem que podem ser utilizadas por usuários para tentar bloquear o recebimento de spams.


Parte VII: Incidentes de Segurança e Uso Abusivo da Rede
Esta parte da Cartilha aborda tópicos relativos a incidentes de segurança e uso abusivo da rede. São discutidos os conceitos de política de segurança, política de uso aceitável, registros de eventos e sistemas de detecção de intrusão. Também são discutidos os procedimentos relativos ao processo de identificação e notificação de incidentes de segurança.

Parte VIII: Códigos Maliciosos (MalWare)
Esta parte da Cartilha aborda os conceitos e métodos de prevenção para diversos códigos maliciosos (malwares), que são programas especificamente desenvolvidos para executar ações danosas em um computador. Dentre eles serão discutidos vírus, cavalos de tróia, spywares, backdoors, keyloggers, worms, bots e rootkits.

Cheklist : Este checklist resume as principais recomendações contidas na Cartilha de Segurança para Internet. A numeração adotada neste checklist não possui relação com a adotada nas outras partes da Cartilha.

Glossário : Refere-se a um conjunto de especificações desenvolvidas pelo IEEE para tecnologias de redes sem fio.


Fonte: Núcleo de Informação e Coordenação do ponto br
                                                                                                                                            Jo@o Kleber

Nenhum comentário:

Postar um comentário