terça-feira, 28 de maio de 2013

Entenda o significado da oração do Pai Nosso

No Evangelho de Mateus, Jesus ensina: “... o vosso Pai sabe do que precisais, antes de vós o pedirdes. Vós, portanto, orai assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome...” (Mt 6,8-9). Dessa forma, Cristo ensina a principal oração dos cristãos, que os acompanha desde os primórdios da fé.


Pai Nosso, que estais nos Céus,
O Céu está onde Deus está. O Céu não corresponde a um lugar, mas designa a presença de Deus, que não está preso ao espaço ou ao tempo.

santificado seja o Vosso Nome,
Santificar o nome de Deus significa colocá-LO acima de tudo.

venha a nós o Vosso Reino,
Quando rezamos “Venha a nós o vosso Reino” pedimos que Cristo retorne, tal como prometeu, e que o império de Deus, que já irrompeu entre nós, se imponha definitivamente.

seja feita a Vossa Vontade,
assim na Terra como no Céu!    Quando oramos para que a vontade de Deus se imponha universalmente, pedimos que aconteça na Terra e no nosso próprio coração o que já acontece no Céu.

O pão nosso de cada dia nos dai hoje,
Pedir o pão para o nosso dia a dia torna-nos pessoas que esperam da bondade do seu Pai do Céu tudo o que é necessário, tanto os bens materiais como os espirituais.

perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido,
O perdão misericordioso que damos aos outros é inseparável daquele que nós próprios procuramos.

e não nos deixeis cair em tentação,
Porque corremos a cada dia e a cada momento o risco de negarmos a Deus e de pecarmos, pedimos a Deus que não nos deixe indefesos na violência da tentação.

mas livrai-nos do Mal.
O “mal” no Pai Nosso não se refere a uma força ou uma energia espiritual negativa, mas ao mal em pessoa, que a Sagrada Escritura conhece pelos nomes de Tentador, Maligno, Pai da mentira, Satanás e Diabo.

Amém!
Desde os tempos mais remotos, os judeus e os cristãos concluem as suas orações com “Amém”, que significa “Sim, assim seja!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário