quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Estão abertas as inscrições para o Sisutec 2013

 

Conforme previsão do próprio Ministério da Educação, foram abertas, há poucos minutos, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

Nesta primeira edição do Sisutec, estão sendo ofertadas quase 240 mil vagas gratuitas em cursos técnicos para quem já terminou o ensino médio. Os interessados devem ficar atentos e, de preferência, realizar sua inscrição o mais rápido possível, já que o período para se inscrever acaba na próxima segunda-feira, dia 12 de agosto.
CLIQUE AQUI para fazer sua inscrição no Sisutec.
Vale destacar que a seleção será feita de acordo com o desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio do ano passado (Enem 2012).
Das 239.792 vagas em jogo, segundo ministro da Educação Aloísio Mercadante, 85% das vagas são destinadas prioritariamente a candidatos que cursaram o ensino médio completo na rede pública ou em instituições particulares na condição de bolsista integral.
Pensando em número de vagas, veja abaixo quais são os principais cursos técnicos oferecidos:
  1. Informática – 23.292 vagas;
  2. Técnico em enfermagem – 14.263 vagas;
  3. Técnico em logística – 13.616 vagas.
Assim como acontece no Sisu, o Sisutec terá duas chamadas. O resultado da primeira será divulgado no dia 14 deste mês de agosto. As matrículas dos selecionados deverão ser realizados nos dias 15 e 16 do mesmo mês. Já o resultado da segunda convocação está previsto para o dia 19, com matrícula no dia 20.
Os cursos têm de um a dois anos de duração, com carga horária entre 800 e 1.200 horas-aula. A partir deste mês haverá o início dos cursos, de acordo com o Ministério da Educação.

 
Na tarde da última sexta-feira, dia 02 de agosto, segundo matéria da Assessoria de Comunicação Social do MEC, o Inep divulgou que os 280 supervisores que irão trabalhar na correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013, que acontece nos dia 26 e 27 de outubro, realizaram cursos de capacitação presencial neste sábado (dia 3) e no domingo (dia 4), na cidade de Brasília. Ainda de acordo com a notícia, a partir de hoje (segunda-feira, dia 5), a formação continuará, na modalidade a distância, com os 8,4 mil corretores.
Segundo o Inep, no curso, estão sendo abordados aspectos teóricos de todas as competências da matriz de correção das redações do Enem e esclarecidos os critérios avaliados, inclusive ressaltando as alterações que ocorreram em relação à edição do ano passado.
Houve, para o Enem 2013, um significativo aumento da equipe que acompanhará todo o processo de correção das redações. No total, serão 8,4 mil corretores, 280 supervisores e 35 coordenadores. A título de comparação, na edição de 2012 do exame, foram 5,6 mil corretores, 230 supervisores e 12 coordenadores.
Outra mudança relevante para a edição deste ano do Enem está no aumento da rigorosidade na correção das redações, que serão corrigidas com base em 5 competências, que valem até 200 pontos cada. A discrepância entre as notas dos dois corretores independentes não pode passar de 100 pontos. Em 2012, era de 200. Caso ocorra uma discrepância acima de 100 pontos, a redação passará nas mãos de um terceiro corretor. Se mesmo assim a diferença permanecer, a redação será encaminhada para uma banca de especialistas que analisará o caso.
Todas as mudanças e os outros detalhes do Enem de 2013 estão previstos no edital do exame, publicado no último mês de maio, no Diário Oficial da União.
fonte: infoenem

Nenhum comentário:

Postar um comentário