segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Dia do Manequim - 9 de Novembro



O manequim é o profissional de moda que posa para fotógrafos e artistas plásticos, imobilizando o corpo segundo orientação artística ou criando poses próprias, em estúdios, escolas de arte ou em locações internas e externas. Além disso, o manequim pode apresentar produtos em trabalhos publicitários (fotos, filmes e eventos).

Para chamar atenção, o manequim deve possuir habilidades expressivas que atraem o olhar, que sugerem comportamentos e estilos de vida ou que representam o tipo de pessoa que se quer associar ao produto ou à imagem criada. Os manequins que desfilam em passarelas são chamados de modelos. Eles são contratados para exibir criações de estilistas e devem sincronizar os movimentos conforme a música e a coreografia, adotando expressão facial e corporal.

Estamos nos tempos das chamadas “super modelos”. Depois dos badalados concursos de Miss e da explosão que foi a modelo Kate Moss, é comum vermos meninas sonhando em ser modelo. Isso gerou duas grandes polêmicas tempos atrás: a primeira se refere aos estudos. Muitas meninas começavam as carreiras muito novas e deixavam de estudar. A outra polêmica está relacionada à ditadura da magreza. O sonho de ser modelo impele, no mundo todo, meninas ainda muito novas a fazerem dietas absurdas. Com isso, doenças como anorexia e bulimia viraram epidemia entre garotas de até mesmo 11 ou 12 anos de idade.

Conheça um pouco sobre essas doenças:

Anorexia


Síndrome que se manifesta por comportamento alimentar incomum. Caracteriza-se por grande perda de peso e falta de menstruação. A anorexia desenvolve-se em pessoas vêem com distorção a própria imagem corporal, fazendo com que o paciente deixe de comer.

Bulimia

Transtorno alimentar em que o indivíduo ingere alimentos compulsivamente, de preferência alimentos hipercalóricos. Em geral, para compensar isso, faz longos períodos de jejum, usam laxantes e diuréticos, induzem vômitos e praticam exercícios físicos de forma obsessiva.
Fonte: UFGNet

Nenhum comentário:

Postar um comentário