terça-feira, 25 de outubro de 2011

25 • Dia do Dentista Brasileiro

Médico dentista é o profissional da saúde responsável por estudar, diagnosticar, tratar e prevenir todas as patologias orais e maxilares, bem como todas as estruturas anexas a estes (o profissional de saúde equivalente no Brasil é o cirurgião-dentista). A sua prática clínica mais frequente reside na área da Dentisteria Operatória e da Endodoncia, estando também capacitados para realizarem intervenções cirúrgicas na cavidade oral, como sejam a extração de 3ºs molares inclusos, remoção de quistos e biópsias.
Para alguém se poder intitular médico dentista, tem de possuir um curso superior (licenciatura ou mestrado integrado) em Medicina Dentária obtido em Portugal e estar inscrito na Ordem dos Médicos Dentistas.
Em Portugal existe ainda outro profissional de saúde cujas competências são semelhantes às dos médicos dentistas - os médicos estomatologistas. Estes possuem uma licenciatura em Medicina, especializando-se posteriormente em estomatologia. No entanto, a tendência atual é a menor formação de médicos estomatologistas, para um maior número de médicos dentistas.
 Jo@o Kleber

Nenhum comentário:

Postar um comentário