terça-feira, 16 de outubro de 2012

3º CONCURSO REVISTA FÓRUM E FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL APRENDER E ENSINAR TECNOLOGIAS SOCIAIS

Prorrogadas as inscrições do Concurso Aprender e Ensinar até 26/11


O CONCURSO

O concurso Revista Fórum e Fundação Banco do Brasil Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais é uma ação promocional destinada exclusivamente a professores da Educação Básica, vinculados à rede pública, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia ou escolas técnicas públicas. Também podem participar professores de espaços não formais de educação, como Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ONGs, que desenvolvem atividades em escolas públicas ou institutos federais.

O concurso é promovido pela Revista Fórum, publicação editada pela Publisher Brasil Editora Ltda., e pela Fundação Banco do Brasil.  Tem como objetivo fomentar o debate entre professores e estudantes sobre o uso de Tecnologias Sociais na educação e em projetos de desenvolvimento local.

A participação no Concurso implica o pleno conhecimento e aceitação deste regulamento.

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO


Para participar, é preciso ser professor da Educação Básica, vinculado à rede pública, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia ou escolas técnicas públicas. Ou ser professor de espaços não formais de educação, como Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ONGs, que atuam em escolas públicas ou institutos federais.

Cada professor (a) poderá efetuar apenas uma inscrição.

É preciso prestar todas as informações apontadas como obrigatórias no formulário de inscrição disponível na página do Concurso (www.aprenderensinarts.com.br).

Para concorrer aos prêmios, é preciso cumprir as exigências de cada fase do Concurso. Estão impedidos de participar da promoção os funcionários e colaboradores da Editora Publisher Brasil e da Fundação Banco do Brasil.

A qualquer momento, os organizadores do Concurso podem solicitar comprovantes de vínculo entre o participante e a instituição ou espaço de ensino. Serão aceitas cópias de comprovantes de contratação profissional e carta atestando o vínculo assinada por representante da instituição. Caso não sejam apresentados documentos probatórios que atestem o vínculo, a inscrição será cancelada.

PREMIAÇÃO

 Ao efetuar a inscrição, o participante recebe material explicativo a respeito de Tecnologias Sociais, com a localização de experiências apoiadas pela Fundação Banco do Brasil, indicações de livros e páginas da internet onde buscar informações a respeito. Também passa a receber uma assinatura da Revista Fórum com duração até abril de 2013 e um exemplar de um livro que discutirá questões de Tecnologias Sociais. (*Obs: Assinatura e livro garantidos apenas para os primeiros 5.000 inscritos)

Os professores finalistas, que serão: 64 professores, sendo 54 de escolas públicas e espaços não formais de educação (2 por Estado e Distrito Federal) e 10 de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, irão para um encontro em Brasília, apresentar seus projetos, onde serão premiados os 6 vencedores.

Um (a) professor (a) participante de cada região do Brasil e um (a) professor (a) de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia serão selecionados e ganharão uma viagem ao Fórum Social Mundial 2013, que acontecerá em março de 2013. Além de participar das atividades do evento, o professor participará de uma oficina promovida pela Fundação Banco do Brasil e pela Revista Fórum onde dará seu depoimento sobre a proposta de atividades de ensinar e aprender sobre Tecnologias Sociais na escola. 

Os participantes do Concurso concordam em abrir mão dos direitos autorais referentes à proposta de atividade elaborada, sendo que a mesma será licenciada por uma licença de atribuição não-comercial Creative Commons, podendo ser reproduzida em qualquer meio, por qualquer pessoa, desde que citada a fonte.

DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA DE ATIVIDADES

 A inscrição pode ser feita de 23 de julho a 05 de outubro de 2012. Consiste no simples preenchimento de dados no formulário em http://www.aprenderensinarts.com.br/conteudo/cadastre_se.php

 Ao efetuar a inscrição será gerado automaticamente um número de identificação. Será enviado um e-mail de confirmação para o endereço eletrônico apresentado pelo participante. A informação deve ser guardada, pois é a única forma de identificação da produção do professor no Concurso. O uso deste recurso permite que o nome do professor seja ocultado dos avaliadores das propostas.

Em sua área no site, http://www.aprenderensinarts.com.br/, o professor inscrito deve clicar no link “Certificação (clique aqui)”.

Para concorrer aos prêmios do concurso (6 viagens à Tunísia, 64 tablets, 64 viagens para participar do seminário dos finalistas) o professor inscrito deve efetuar a certificação.

A certificação está relacionada à resposta das seguintes perguntas, onde o professor deve expor detalhadamente a iniciativa que desenvolve ou pretende desenvolver em sua escola. A partir delas, serão selecionados os 64 finalistas do Concurso.

1ª -  O que você desenvolve ou pretende desenvolver na sua escola para aproximar os estudantes, os demais professores ou a comunidade do tema tecnologia social?

2ª - Como a tecnologia social é ou pode ser utilizada no processo pedagógico da sua sala de aula, escola ou comunidade?


  A proposta de atividades deve envolver, obrigatoriamente, estudantes da escola. Ela pode consistir em uma aula presencial, uma série de aulas, estudo de meio, ação dentro ou fora do espaço escolar, exibição de filmes e vídeos, debates e palestras com expositor convidado para conversar com os estudantes entre outras formas.

A divulgação dos 64 finalistas, sendo 54 de ensino fundamental e médio (2 por Estado e Distrito Federal) e 10 de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia,  ocorrerá no dia 13 de outubro de 2012.

A confirmação de participação no evento, a acontecer dias 09 e 10 de novembro de 2012 em Brasília, onde será divulgado o nome dos 6 vencedores, deverá ser feita até o dia 22 de outubro. No caso de o (a) finalista não enviar email confirmando sua participação no encontro, serão chamados os classificados na lista de suplentes.

 Todos os 64 finalistas receberão troféu, uma assinatura anual da Revista Fórum, um tablet e as despesas, de hospedagem e passagem, pagas para o encontro dos dias 09 e 10, em Brasília. A data limite para envio do projeto final e do vídeo de até 5 minutos, a ser carregado em uma conta no youtube, aberta para este fim, será até 22 de outubro de 2012.

A premiação estadual ocorrerá do dia 22 a 31 de outubro, onde serão entregues os tablets aos finalistas de cada estado.  Os vencedores, cujos nomes serão divulgados no encontro em Brasília, nos dias 9 e 10 de novembro de 2012, sendo 1 por região de escolas públicas e mais 1 de Instituto Federal, participarão do Fórum Social Mundial,  em janeiro de 2013.

COMITÊ DE AVALIAÇÃO E CRITÉRIOS

Os componentes do Comitê de Avaliação serão definidos com, no mínimo, 30 dias de antecedência em relação ao prazo final das inscrições.

 Os critérios de avaliação das propostas de atividade tanto na definição dos finalistas quanto dos vencedores serão: grau de clareza a respeito do conceito Tecnologia Social; possibilidade de ser executado pelo proponente; reaplicabilidade em outras escolas; envolvimento da comunidade escolar; envolvimento da comunidade extra-escolar (bairro ou cidade); capacidade de fomento de interesse nos estudantes e de futuras ações de difusão da Tecnologia Social na escola; e integração entre disciplinas escolares.  Apenas o resultado final do Concurso será divulgado e às decisões do Comitê de Avaliação não cabem recursos de nenhuma espécie.

CONDIÇÕES DO PRÊMIO

O prêmio será concedido ao participante que tiver efetuado o cadastro, sendo intransferível. Eventuais problemas de caso fortuito ou de força maior que impeçam qualquer um dos vencedores de viajar serão avaliados pela comissão organizadora da promoção, que, ao seu critério, poderá optar pela substituição do vencedor por finalista subseqüente.

 O (a) participante contemplando (a) declara estar ciente de que a Revista Fórum oferecerá exclusivamente a passagem aérea, translado ao hotel, hospedagem, não sendo responsável por despesas de alimentação, transporte no local para atividades não-relacionadas ao Fórum Social Mundial, lembrancinhas, telefonemas, despesas de lan house, lavanderia, almoços, jantares, cafés da manhã, frigobar e quaisquer outros gastos incorridos pelo participante para uso e fruição da viagem, devendo estas despesas, se incorridas, serem custeadas integralmente pelo (a) participante contemplado (a). 

Os (as) vencedores (as) contemplados (as) isentam a Fundação Banco do Brasil e a Editora Publisher Brasil de qualquer responsabilidade por dano patrimonial e/ou moral oriundos de incidentes, acidentes, caso fortuito, força maior ou fato decorrente de uso indevido ou inadequado do prêmio.

AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM

Todos (as) os (as) participantes automaticamente autorizam, desde já e de pleno direito, de modo expresso e em caráter irrevogável e irretratável, o uso gratuito e livre de qualquer ônus ou encargo de seu nome, sua imagem e sua voz em meios digitais ou impressos, bem como em cartazes, filmes, jingles e/ou vinhetas, em qualquer tipo de mídia e/ou peças promocionais para a ampla promoção e divulgação da ação. A autorização descrita nesta cláusula não possui caráter de exclusividade e não significa, implica ou resulta em qualquer obrigação de divulgação nem de pagamento. 

 Participantes que cumprirem os requisitos da Certificação, autorizam a publicação de suas propostas de atividade no Banco de Aulas, um banco de dados mantido nas páginas eletrônicas da Revista Fórum e da Fundação Banco do Brasil.

CASO FORTUITO E FORÇA MAIOR

O presente regulamento poderá ser alterado a qualquer tempo com até 60 dias antes da data de encerramento das inscrições, por motivo de força maior ou por qualquer outro fator ou motivo imprevisto que esteja fora do controle da Publisher Brasil e da Fundação Banco do Brasil que comprometa a ação promocional de forma a impedir substancialmente sua condução como originalmente planejado.

DISPOSIÇÕES GERAIS

 Ao se inscrever para participar do Concurso, nos termos deste Regulamento, os (as) participantes automaticamente reconhecem e aceitam expressamente que a Publisher Brasil e a Fundação Banco do Brasil não são responsáveis, nem poderão ser responsabilizados, por qualquer dano ou prejuízo oriundo da participação na promoção.

 Quaisquer dúvidas, divergências ou situações não previstas neste Regulamento serão decididas por meio de arbitragem, ficando nomeada como árbitro desde já a Editora Publisher Brasil.

 Não será permitido ao contemplado trocar o seu prêmio por qualquer outro, nem mesmo por dinheiro.

Em caso de dúvidas a respeito do Concurso Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais, o(a) participante pode entrar em contato pelo e-mail contato@aprenderensinarts.com.br ou (11) 3813-1836.

Fonte:http://www.aprenderensinarts.com.br

Prof.  Gilvander

Nenhum comentário:

Postar um comentário