Atenção: Para participar, informe-se com os professores de Português de sua Escola.
CONCURSO DE REDAÇÃO
A Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), em parceria com o Sindicato das Indústrias de Mineração do Estado do Pará (SIMINERAL), promove o Concurso de Redação com a temática: “Mineração e Sustentabilidade: a mineração à serviço da sociedade”, destinado aos alunos do 5º ao 8º ano do Ensino Fundamental Regular, Educação de Jovens e Adultos e Profissional e do Ensino Médio Regular, Educação de Jovens e Adultos e Profissional, regularmente matriculados na rede
pública estadual no ano letivo de 2012. O presente Edital, bem como seus anexos, estará disponível para consulta e impressão no site: http://www.seduc.pa.gov.br/concursoredacaomineracao.
A Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), em parceria com o Sindicato das Indústrias de Mineração do Estado do Pará (SIMINERAL), promove o Concurso de Redação com a temática: “Mineração e Sustentabilidade: a mineração à serviço da sociedade”, destinado aos alunos do 5º ao 8º ano do Ensino Fundamental Regular, Educação de Jovens e Adultos e Profissional e do Ensino Médio Regular, Educação de Jovens e Adultos e Profissional, regularmente matriculados na rede
pública estadual no ano letivo de 2012. O presente Edital, bem como seus anexos, estará disponível para consulta e impressão no site: http://www.seduc.pa.gov.br/concursoredacaomineracao.
1. DOS OBJETIVOS
1.1. GERAL
· Promover o concurso de redação buscando estimular a produção textual dos discentes do 5º ao 8º ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos e do Ensino Médio (regular, profissional e Educação de Jovens e Adultos), vinculados à rede pública estadual de ensino.
1.2 ESPECÍFICOS
· Estimular a produção textual dos discentes do 5º ao 8º ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos e do Ensino Médio (regular, profissional e Educação de Jovens e Adultos) ;
· Estimular a produção textual dos discentes do 5º ao 8º ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos e do Ensino Médio (regular, profissional e Educação de Jovens e Adultos) ;
· Contribuir para o desenvolvimento da habilidade da expressão critica sobre mineração e sustentabilidade
· Selecionar as três melhores redações dos estudantes do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos e do Ensino Médio (regular, profissional eEducação de Jovens e Adultos);
· Premiar os alunos, professores orientadores e escolas vencedoras
2. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO E INSCRIÇÃO
· Estar regularmente matriculado nas escolas da rede pública estadual de ensino
· Estar cursando o Ensino Fundamental(anos finais) regular, EJA e Profissionalizal;
· Estar cursando o Ensino Médio regular, EJA e Profissionalizal;
· Se menor de idade, a autorização dos pais/responsáveis
· Professor orientador deve ministrar alguma das seguintes disciplinas: língua portuguesa, geografia ou ciências.
2.1. PERIODO DE INSCRIÇÃO: de 01 a 10 de outubro de 2012, no site da SEDUC ( www.seduc.pa.gov.br/ concursoredacaomineracao ).
3. DA MODALIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL
O gênero textual definido para o concurso de redação é o texto dissertativo, com o mínimo de 20(vinte) linhas e o máximo de 40(quarenta) linhas, com a temática “Mineração e Sustentabilidade: a mineração à serviço da sociedade”.
4. DOS PRÊMIOS:
4.1. Dos alunos do Ensino Fundamental Regular, EJA e Profissional:
1º Lugar: 01(um) notebook
2º Lugar: 01(um) tablet
3º Lugar:01(uma) máquina fotográfica
4.2. Dos alunos do Ensino Médio Regular, EJA e Profissional :
1º lugar:01(um) notebook
2º Lugar: 01(um) tablet
3º Lugar:01(uma) máquina fotográfica
4.3. Dos Professores Orientadores:
a) do Ensino Fundamental: 1º lugar: 01(um) tablet
b) do Ensino Médio: 1º lugar: 01(um) tablet
4.4. Das Escolas:
a) do Ensino Fundamental: 1º lugar: 01(um) Datashow
b) do Ensino Médio: 1º lugar: 01(um) Datashow
4.5. Caso os dois primeiros lugares sejam orientados pelo mesmo professor orientador e da mesma escola, o professor e a escola só terão direito apenas a 01(um) tablet e a 01(um) Datashow
5. DAS ETAPAS DO CONCURSO
5.1. Primeira Etapa: Inscrições
O professor orientador deverá preencher o formulário disponibilizado no site da SEDUC, imprimir uma via para deixar na escola e outra enviar à Comissão Organizadora através do site www.seduc.pa.gov.br/concursoredacaomineracao
Ao efetivar sua inscrição os alunos e professores orientadores participantes estarão automaticamente submetendo-se às normas estabelecidas neste edital. Ao professor orientador compete fornecer aos alunos que desejarem concorrer ao Prêmio, subsídios para a pesquisa e informações sobre o tema.
5.2. Segunda Etapa: Aplicação da Seleção das Redações nas Escolas
Participantes
O Concurso de Redação será realizado nas escolas inscrita e coordenado pela Direção da Escola.
A escola deverá realizar a seleção das 02(duas) melhores redações; sendo 01(uma) de aluno do Ensino Fundamental (5º ao 8º ano regular, EJA e Profissionalizal) e 01(uma) do Ensino Médio ( Regular, EJA e Profissionalizal).
A seleção deverá ocorrer na própria escola, em horário a ser definido com os professores orientadores, no período determinado no cronograma do concurso. O aluno participante deverá ser livre ao redigir o texto, não sendo permitida a intervenção de outrem e o uso de qualquer meio eletrônico durante a produção. Estando automaticamente desclassificado o aluno e seu professor orientador caso ocorra.
5.3. Terceira Etapa: Seleção das Melhores Redações pelas Escolas Após a etapa de produção dos textos em sala de aula, os professores serão responsáveis pela seleção de uma redação vencedora do Ensino Fundamental e uma do Ensino Médio.
5.4. Quinta Etapa: As escolas inscritas enviarão a 2 (duas) redações vencedoras a Comissão Organizadora do Concurso de Redação Cada uma das escolas participantes será responsável pela remessa das redações à Comissão Organizadora do Concurso de Redação da SEDUC, conforme
cronograma, 2 (duas) redações finalistas, sendo 1 (uma) do Ensino Fundamental e 1 (uma) do Ensino Médio
5.6. Sexta Etapa: Escolha das redações vencedoras pela Comissão Julgadora do Concurso de Redação.
A Comissão Julgadora do Concurso de Redação escolherá as 6(seis)
redações vencedoras, respectivamente 3 do Ensino Fundamental e 3 do Ensino
Médio, cada uma em ordem decrescente até o terceiro lugar.
6. CRONOGRAMA DO CONCURSO:
1º. Divulgação e inscrições: 01.10 a 10.10.2012;
2º. Aplicação da seleção nas escolas: 16 e 17 de outubro
3º. Seleção das redações pelas escolas: 18 e 19 de outubro
4º. Seleção final: 23.10 a 01.11.2012
5º. Divulgação dos vencedores: 05 de novembro, no site da SEDUC
6º. Entrega dos prêmios: 09 de novembro de 2012, na EXPOSIBRAM, no Hangar Centro de Convenções
7. DAS COMISSÕES DO CONCURSO DE REDAÇÃO
O Concurso de Redação contará com duas comissões: 01(uma) Comissão
Organizadora e 01(uma) Comissão Julgadora, que serão designados por Portaria.
Não poderão fazer parte da Comissão do Concurso de Redação, professores
orientadores dos alunos.
7.1. Composição da Comissão Organizadora do Concurso de Redação
· Representante do Secretário Adjunto de Ensino;
· Representante da DEMP
· Representante da DEINF;
· Representante da Educação Profissional;
· Secretário da Comissão (Agente Administrativo);
7.2. Composição da Comissão Julgadora do Concurso de Redação
· 08 Professores de Língua Portuguesa da rede estadual de ensino;
· 04 Professores de Geografia
· 04 Professores de Ciências da rede estadual de ensino;
8. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E PONTUAÇÃO
A redação deverá ter no mínimo 20 (vinte) e no máximo 40 (quarenta) linhas, escrita em português, com caneta esferográfica azul ou preta. As que tiverem menos de 20(vinte) linhas, estarão automaticamente desclassificadas. A redação deverá conter um título compatível com a temática estabelecida no concurso, e não poderão conter gírias, frases com apologia à crime de qualquer
natureza, figuras, insígnias ou desenhos.
Serão observados ainda:
· fidelidade do texto ao tema: 0,0 a 5,0
· coesão e coerência: 0,0 a 5,0
· marcas de autoria: 0,0 a 5,0
· adesão à norma padrão: 0,0 a 5,0
· capacidade de organização e sistematização: 0,0 a 5,0
· demonstração de conhecimento sobre o tema: 0,0 a 5,0
pontuação máximo será de 30(trinta) pontos, podendo ser atribuídas notas com 0,5 (meio) ponto, cada quesito terá a pontuação máxima de 5,0(cinco) pontos. O texto deverá ser desenvolvido de forma a ter introdução, desenvolvimento das ideias e conclusão.
O texto não poderá ter sido publicado em quaisquer mídias ou participado em outros concursos.
9. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE: a maior nota no quesito, seguindo a ordem:
demonstração de conhecimento sobre o tema, coesão e coerência, capacidade de organização e sistematização, sorteio.
10. DOS DIREITOS AUTORAIS
Os alunos com maioridade legal, os responsáveis legais pelos alunosmenores, os professores orientadores e os diretores das escolas participantes do concurso autorizam a SEDUC, em caráter gratuito e irrevogável, isolada ou conjuntamente, total ou parcialmente, direta ou indiretamente e sem qualquer restrição de idioma,quantidade de exemplares, a ter os direitos autorais patrimoniais relativos às dissertações finalistas. Assim como, autorizam a divulgação da imagem dos alunos, professores orientadores e escolas finalistas, nos eventos que possam ocorrer em virtude deste concurso. As publicações e edições derivadas desses conteúdos não terão fins comerciais ou intuito de lucro e vão conservar o nome do autor e a origem da obra.
11. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
A decisão da comissão avaliadora será soberana, não se admitindo contra ela nenhum recurso.
Eventuais dúvidas decorrentes deste regulamento serão esclarecidas pela Secretaria de Educação por meio Comissão Organizadora do 1º Concurso de Redação sobre Mineração.
Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Concurso de Redação
Não serão devolvidos textos dos alunos participantes do concurso de redação. Belém, 01 de Outubro de 2012
LUIZ ACACIO CENTENO CORDEIRO
Secretário Adjunto e Ensino
ANEXO 1. Modelo de Ficha de Inscrição das escolas e dos professores
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO
1º CONCURSO DE REDAÇÃO SOBRE MINERAÇÃO
FICHA DE INSCRIÇÃO Nº _________
1. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA:
1.1. Nome da Escola:
1.2. Endereço:
2. IDENTIFICAÇÃO DO PROFESSOR ORIENTADOR
2.1. Nome completo:
2.2. Disciplina(s) que ministra na escola:
2.3. Matricula Funcional:
3. IDENTIFICAÇÃO DO(A) ALUNO(A):
3.1. Nome:
3.2. Endereço:
3.3. Telefone para contato, com DDD:
3.4. E-mail:
3.5. Data de nascimento:
3.6. Série/Ano:
3.7. Assinatura legível dos pais ou responsáveis, no caso de menor de idade:
Prof.Gilvander
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